EUGÊNIA CARLA SILVA NICOLATO

É graduada em Pedagogia pela PUC-PARANÁ, Pós-Graduada em Administração pela UFPR / FGV e Mestre em Administração pela FUMEC.

Possui experiência adquirida em setor público e privado, atuando como Dirigente Educacional, Gerente na Área de Gestão com Ênfase em RH e responsável pela implantação de Sistema Integrado de Gestão.

Especialista em desenvolvimento de programas com foco nas seguintes diretrizes empresariais: Clima Organizacional, Mapeamento de Competências e Retenção de Talentos , bem como na implantação de Sistemas de RH com ênfase em Gestão Participativa e Programas de Desenvolvimento de Pessoas. Exerce ainda as funções de Professora Universitária e Consultora Organizacional.

Abaixo, matéria presente no site Globo.com, elaborado a partir da entrevista de Eugênia Nicolato para o programa Bom Dia Minas, da Rede Globo.


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22.02.2008

Consultora em gestão dá dicas para organizar melhor o tempo

No dia-a-dia, cada vez mais corrido fica difícil administrar o tempo. É o trabalho que não rende, Uma tarefa doméstica que deixou de ser feita. Para falar sobre como podemos controlar melhor o tempo, a consultora em gestão Eugênia Nicolato foi entrevistada pelo programa.

De acordo com a consultora, administrar bem o tempo é uma necessidade para a melhoria da qualidade de vida e, conseqüentemente, para a felicidade. Eugênia Nicolato explica que administrar bem o próprio tempo é uma questão de foco, ou seja, a pessoa deve estar centrada naquilo que deseja e/ou precisa fazer. A partir daí, ela estabelecerá prioridades e seguirá em busca das metas que cria para si mesma.

Segundo ela, a vida não é como uma empresa, em que é possível fazer um plano de ação e simplesmente executá-lo. Para ter sucesso na gestão do tempo, o indivíduo precisa se conhecer e compreender as próprias motivações para que, na prática, consiga agir de maneira eficiente. Isso depende de amadurecimento e ninguém consegue fazer de uma hora para outra. Vai se incorporando aos poucos, no dia-a-dia.

A especialista dá pequenas dicas para quem quer adotar uma rotina mais produtiva com relação ao uso do tempo:

- Fazer um check list e tê-lo sempre em mãos - no início da semana, anotar as prioridades dos próximos dias e ir dando ok naquilo que for sendo feito. Também funciona no início do dia ou no início do expediente no trabalho. Ter sempre em mãos uma agenda ou bloco de anotações, o que for mais útil de acordo com o perfil, para armazenar esse check list.

- Deixar para ler e-mails no final da tarde ou em momentos nos quais já tiver realizado as tarefas principais, desde que não esteja aguardando uma mensagem urgente. Isso ajuda a não dispersar das atividades propostas.

- Estabelecer dia da semana e horário para atividades básicas - supermercado, academia, aulas extras como curso de idiomas. Ser rigoroso quanto a essa programação e não protelar nunca, se esforçar ao máximo para isso.

- Também marcar um dia do mês para cuidar de si. Ir ao salão de beleza, médico ou dentista.

- Criar regras mínimas que auxiliem a não sair do que foi planejado.

Eugênia Nicolato ressalta que, para conseguir fazer tudo isso, o básico é saber fazer escolhas e abrir mão de algumas coisas, pois não adianta querer fazer "tudo ao mesmo tempo". Esse tipo de postura só serve para deixar a pessoa mais ansiosa e angustiada.

E uma boa notícia: segundo a consultora, pessoas desorganizadas podem gerir melhor o tempo que outras mais organizadas. O que possibilita uma boa gestão do tempo não é a organização, mas sim a capacidade de priorizar e se concentrar.

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